terça-feira, 4 de novembro de 2014

Apresentações culturais marcam a Abertura do mês da Consciência Negra

Com a dança “Etnias em movimento”, da Cia Meninos de Ouro da Escola Básica Mansueto Três foi aberta o mês da Consciência Negra em Itajaí. Uma homenagem em comemoração aos 10 anos de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial foi realizada na tarde desta segunda-feira (03) no Auditório da Prefeitura. Estiverem presentes representantes de diversas entidades da Comunidade Negra, professores e estudantes da Rede Municipal, autoridades e a comunidade.

O ato solene encerrou com mais uma apresentação da Cia. Meninos de Ouro com a dança “Corporidade”. Logo após, todos se dirigiram para o Átrio do Paço, para abertura da Mostra Itinerante promovida pela Secretaria de Educação. A Mostra apresenta ações sobre a cultura africana desenvolvidas nas Escolas e CEI's da Rede Municipal. A Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri também fez duas apresentações afro. O Secretário de Educação, Edison d’Ávila falou sobre a importância dos estudantes conhecerem as raízes do Brasil que são os africanos e mencionou palavras de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário